Buscar
  • graziellarose

QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA QUEM DESEJA ESCREVER UM TRABALHO ACADÊMICO (TCC)?




Imagine que você está visualizando o fim da graduação ou pós graduação e faltam apenas alguns detalhes para sua conclusão do curso. Para muitos, será preciso finalizar os créditos das unidades curriculares do semestres e não deixar qualquer matéria pendente. Outros só precisarão devolver todos os livros da biblioteca da faculdade e as credenciais do estacionamento. Mas ainda haverá tantos outros que precisarão gastar muita energia fazendo o TCC.. e pior, em um prazo bem curto.


É uma sensação bem chata, eu sei. E nem todo mundo se sente seguro só com as aulas de Metodologia de Pesquisa que foram ministradas durante o curso, porque muitas das vezes, saber aqueles conceitos não é suficiente para vencer a folha em branco do word. E nem todos os professores de metodologia ultrapassam as barreiras da teoria, das conceituações e das normas da ABNT (que não é metodologia, por sinal).


Aí, no final das contas, você fica com aquele frio na barriga… ou por não saber fazer um TCC, ou por não ter escolhido ainda um tema bacana, ou por aquelas dificuldades no meio do caminho, por se afogar na literatura sem fim, ou ainda, por aquele frio na barriga do resultado final que pode ser uma reprovação.


Mas imagina só se você fizesse um planejamento que te auxiliasse na escrita acadêmica? Você acha que desta forma você pode substituir essa sensação ruim por algo bom se você

souber o que precisa para virar esse jogo?


Mas deixa eu te contar uma coisa...

Ficar travado para fazer o TCC não é o fim do mundo. Nem todos os cursos de graduação dão ênfase à produção acadêmica, mas sim à prática profissional. E a parte mais importante da formação profissional e humana, que é proporcionar dentre tantos benefícios, a capacidade de distinguir e produzir o conhecimento científico dos demais conhecimentos, fica pra trás.


Por isso, antes de você se condenar, se penitenciar ou se criticar a respeito do que fez de

certo ou errado, saiba que existem certos fatores que contribuem para você ficar travado durante a produção do seu artigo ou TCC


Quer ver?


1 – Não ter um tema-problema bem definido e delimitado para te guiar no percurso;

2 – Não saber identificar os objetivos da pesquisa;

3 – Não ter leitura sobre o assunto que você quer trabalhar;

4 – Não colocar a produção do seu trabalho acadêmico na sua agenda oficial;

5 – Não saber quais são os obstáculos e distrações (internos e externos) que estão te atrapalhando;

6 – Não pedir ajuda e sofrer sozinho/a.


Enfim, eu não estou ao seu lado para ler o seu projeto de pesquisa ou a sua monografia ou o seu artigo neste momento. Então, é possível que tenha algum problema interno dele ou externo. Pode ser teórico, pode ser metodológico, ou até algum detalhe mais sutil de coleta e análise de dados. Ou mesmo uma organização estratégica de como fazer, o que fazer e quando fazer.


A verdade é que, quando você sabe o que precisa ser feito, fica mais fácil vencer a folha em branco do word. Por isso que sempre digo que um bom planejamento de pesquisa facilita exponencialmente a sua produtividade. Por essa razão, é importante você fazer um esqueleto do seu TCC para visualizar o todo e também as partes.


Quando você define e delimita o seu tema, fica mais fácil visualizar os seus objetivos de pesquisa e qual a metodologia mais adequada a ser utilizada. E a partir de um tema bem definido você conseguirá formular uma boa questão de pesquisa, um problema de pesquisa para chamar de seu.


O problema de pesquisa é a lacuna na ciência que ainda precisa ser pesquisada. A sua pergunta que ainda não tem respostas que pode surgir de uma questão prática ou intelectual. E você responderá a essa pergunta com a sua pesquisa.


OK. Mas como saber se darei conta de fazer a pesquisa, prof?

Primeira coisa que precisamos é ter um bom tema-problema de pesquisa.


Vamos lá!


CARACTERÍSTICAS DE UM BOM TEMA-PROBLEMA DE PESQUISA


Quero deixar aqui algumas características que eu acho que um bom tema-problema precisa ter. Aí, você pega essa lista e analisa o seu tema-problema para ver se estamos no caminho certo:


1 – Viabilidade
2 – Relevância
3 – Novidade
4 – Exequibilidade
5 – Oportunidade
6 – Objetividade

Quando você não sabe as coordenadas do seu TCC, corre o risco de ficar empacado durante a pesquisa ou durante a escrita dele. E não é isso que queremos, certo? Portanto, o planejamento sempre é a parte mais importante. E ela deve vir sempre antes da escrita do trabalho.


O fato é que a construção de um tema-problema precisa ser valorizada nessa caminhada. É seu primeiro grande passo importante para que os próximos passos não fiquem comprometidos.


Vou explicar rapidamente essas características do tema-problema para a sua pesquisa de qualidade:


1 – Viabilidade


A viabilidade está relacionada com a possibilidade de você fazer o seu trabalho. Pesquisa acadêmica não é futurologia. Portanto, alguns temas-problema precisam ser construídos pensando se eles são possíveis de ser respondidos com a sua pesquisa.


2 – Relevância


A relevância está relacionada com a contribuição, teórica ou prática, que o seu trabalho poderá trazer para a ciência. Vamos falar a verdade, ninguém está interessado em ler alguma coisa que não é relevante para alguma coisa, concordam?


3 – Novidade


Tem muita gente que confunde novidade com ineditismo. Não caia nessa. trabalhos inéditos normalmente são desenvolvidos no doutorado. Se esse não é o seu caso, preocupe-se com a novidade temática, ou a novidade do seu ponto de vista. Isso não significa que é para você escrever algo que ninguém escreveu, mas também ter um milhão de gente falando tudo a mesma coisa e você fazer igual é ter mais do mesmo. Consegue perceber?


4 – Exequibilidade


Quando você olha para o seu tema-problema é importante saber se você terá tempo de realizar toda a pesquisa e entregar o seu TCC no prazo que a faculdade/universidade/revista tem estipulado. Tem gente que quer fazer um trabalho muito grande que o tempo não permite.


5 – Oportunidade


A oportunidade também é importante de ser observada quando estamos pensando na coleta de material para a produção do nosso trabalho. Quando um assunto é muito novo, fresquinho, por exemplo, é preciso verificar se você terá materiais suficientes para a sua pesquisa. A forma como você construirá o tema-problema dirá sobre a escassez de material disponível ou falta de efeitos de um determinado fenômeno a ser pesquisado.


6 – Objetividade


O seu trabalho não é um documento que você coloca a sua opinião, mas sim os resultados do que você constatou com a sua pesquisa. Portanto, a construção do seu tema-problema não pode ser de natureza valorativa.


É claro que existem outras características, mas essas já podem começar a te ajudar a pensar na construção do seu trabalho.



"Pensando nisso, para que você tenha sucesso na construção do seu tema-problema, é importante começar fazendo uma boa análise da literatura sobre o assunto que você escolheu."


Nesse processo de estudo você terá várias ideias e inspirações, além de receber várias sugestões de lacunas de pesquisa de outros autores que tratam do mesmo assunto que o seu.


Comece com a busca de artigos científicos mais atualizados do seu assunto nas plataformas do:


📌Google Acadêmico

📌Periódicos da Capes


E saiba o que a ciência está estudando e descobrindo sobre o seu assunto escolhido.


A minha dica é que você fique atento nas conclusões dos artigos científicos.


Os autores normalmente deixam algumas sugestões de lacunas daquele assunto para a continuidade da pesquisa. Vá atrás dessa pista.


APROVEITE A OPORTUNIDADE...


Aproveite a oportunidade que está explorando sobre o seu assunto do trabalho e crie uma pastinha, seja no Google Drive, no DropBox, no Trello, no Evernote ou no OneDrive os artigos que se aproximam do seu assunto e os renomeie com a indicação do título do trabalho e uma observação que te interesse naquele documento.


Posteriormente, você precisará fazer os fichamentos dos textos que irá utilizar no seu trabalho acadêmico, mas para ter uma leitura estratégica e otimizar o tempo, vamos fazer as leituras com as intencionalidades focadas. Portanto, nosso primeiro passo é fazer as leituras dos trabalhos para descobrir nossa lacuna de pesquisa.


Depois eu volto aqui com um outro artigo sobre como fazer os seus fichamentos eficientes.


O QUE VEM EM SEGUIDA?


Eu espero sinceramente ter ajudado a sua trajetória. Talvez eu seja como você porque além de professora, também sou uma acadêmica que quer fazer com que todo o tempo de estudos e pesquisa que eu invisto seja produtivo e mais, que contribua com alguém.


Mas, tanto eu quanto você sabemos que a vida de um/a estudante é repleta de desafios. Não aprendemos a aprender na escola e nem nas faculdade, e muito menos aprendemos a fazer pesquisa para aprender outras coisas. Ficamos perdidos!


E só depois de estudar muito e colocando a mão-na-massa que eu entendi que um excelente planejamento estratégico pode fazer toda a diferença. De toda forma, ainda assim a vida acadêmica é cheia de desafios e nem sempre somos preparados na faculdade para enfrentá-los sozinhos.


Por isso, eu aprendi “por fora”, durante anos de estudo e pesquisa como estudante, professora e acadêmica. E talvez, as minhas publicações direcionadas às produções acadêmicas possam fazer sentido para você.


Se as minhas publicações não forem suficientes para te ajudar, vou te apresentar uma oportunidade que pode, inclusive, fazer com que você tenha um direcionamento na produção do seu TCC com objetividade e foco que poderão te ajudar consideravelmente, além de te ajudar a não ficar travado na produção.


Qual é?


São as minhas mentorias de produção acadêmica focadas no desenvolvimento do seu trabalho acadêmico, desde a escolha do tema-problema, materiais de pesquisa, estrutura do TCC e suporte para identificar o que colocar em cada capítulo do seu trabalho.


Se você quiser participar, é provável que as inscrições estejam encerradas, porque não costumo abrir vagas na maioria do tempo, porque gosto de atender com bastante exclusividade os meus mentorandos para a produção de um artigo personalizado. Mas quero abrir as novas turmas de mentorias de produção acadêmica em breve.


Então, se você quiser participar, eu sugiro você CLICAR AQUI e se cadastrar na lista de espera.


Quando for o momento, você será avisado e terá a chance de aproveitar essa oportunidade por alguns dias antes das inscrições encerrarem novamente.


E será um prazer contribuir com o seu processo de produção acadêmica e finalização do seu TCC.


E se você também quiser saber um pouco mais sobre produção acadêmica e produtividade nos estudos, continue acompanhando os artigos que publico no Blog.


Grande abraço!

Até a próxima!



Profª. Mª. Graziella Rose


33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo