Buscar
  • graziellarose

DESCUBRA SE VOCÊ ESTÁ APRENDENDO OU SÓ ESTUDANDO!



ATENÇÃO: VOCÊ PODE ESTAR ACHANDO QUE ESTÁ APRENDENDO, MAS NA VERDADE ESTÁ SÓ ESTUDANDO!


Não sei se isso já aconteceu com você, mas eu já estudei muitas coisas na vida que não cheguei a aprender. Eu realmente sei que existe, mas de fato, não aprendi.


Isso se deu porque eu não realizei todo o processo de aprendizagem de um determinado assunto. Super normal de acontecer quando não transformamos o estudo em aprendizado.


Há uma grande diferença entre estudar e aprender.


O tempo dedicado a conhecer algo novo é o momento de estudos.


Você pode ir à escola, participar ou só assistir as aulas, ir à biblioteca para fazer pesquisas, encontrar-se com o grupo de estudos, ler um livro, apostilas, julgados, doutrinas.


Você pode resolver questões, fazer resumos das matérias estudadas, construir mapas conceituais e mentais, flash cards…


Estudar é ter ciência das coisas e assuntos novos. Não significa que você aprendeu sobre o assunto. Significa que você sabe que existe.


Aprender é transformar toda essa informação que você estudou em conhecimento e consolida-la na memória.


O segredo é como aprender. Sair da fase do “estudar” e chegar no nível do “aprender”.


Sempre digo que estudar é um hábito e aprender é um propósito. Sem propósito, suas horas de estudo podem estar sendo jogadas ralo abaixo.


Uma das formas de aprender o que estamos estudando é a aplicação do conceito. Quando você compreende, aplica, analisa, testa e avalia aquilo que foi feito o seu cérebro faz associações e contextualiza tudo o que você estudou.


Por isso é tão importante chegar a uma fase do estudo que são as resoluções de questões. Mas até essa fase deve ser estratégica.


É por isso que amo tanto as metodologias da aprendizagem ativa. Porque vemos essa transição do “estudar” para o “aprender”.


Com os nossos estudantes, percebemos que estão incorporando vocabulários e estruturas conceituais do assunto estudado. Quanto mais praticam, mais aprendem.


Se o seu índice de erro nas resoluções de questões está alto, é preciso reavaliar as técnicas e métodos do seu estudo para saber o que pode ser aperfeiçoado.


Afinal, a meta é aprender e não estudar!


UMA DICA PARA APLICAR AGORA MESMO


Se você ainda não tem, vale a pena fazer um caderno de erros.


1 - Faça os exercícios que estavam no seu cronograma de estudos;

2 - Corrija o gabarito/espelho de prova;

3 - Anote os "tópicos/conteúdos" centrais cobrados nas questões que você errou;

4 - Faça uma planilha e verifique o percentual que você tem errado cada temática;

5 - Verifique se esses tópicos fazem parte de um conteúdo maior e assim saberá se está com dificuldades de aprendizagem sobre um assunto ou sobre um tópico daquele assunto.

Você terá uma amostra real dos assuntos que você mais está errando.

6 - Encaixe-o no seu cronograma de estudos no momento da revisão da matéria já estudada.

7 - Após o estudo selecione outros exercícios do mesmo assunto para aplicar e testar sua aprendizagem;

8 - Volte ao seu caderno de erros e anote "porque" você tinha errado aquelas questões e tinha dificuldade dos temas


NO FINAL DAS CONTAS...


Estudar requer dedicação, comprometimento e delimitação de metas para que o seu processo de aprendizagem seja eficiente. Ou seja, estudar requer estratégia!


Eu espero sinceramente ter ajudado a sua trajetória na programação do seu tempo produtivo de estudos com uma aprendizagem real. E espero também que a dica da utilização do caderno de erros possa ser útil para você. Talvez eu seja como você porque além de professora, também sou uma acadêmica que quer fazer com que todo o tempo de estudos e pesquisa que eu invisto seja produtivo, com aprendizagem real e mais, que contribua com alguém.


Mas, tanto eu quanto você sabemos que a vida de um/a estudante é repleta de desafios. Não sabemos as melhores estratégias de estudo de alta performance que se encaixam nos diversos perfis de aprendizagem. Não aprendemos a aprender na escola e nem nas faculdades.


Na verdade, nós aprendemos a estudar e não aprendemos a aprender.


Por isso, eu aprendi “por fora”, durante anos de estudo e pesquisa como estudante, professora e acadêmica. E talvez, as minhas publicações direcionadas às formas de aprender a aprender possam fazer sentido para você.


Se as minhas publicações não forem suficientes para você, vou te apresentar uma oportunidade que pode, inclusive, fazer com que você tenha um estudo de alta performance com produtividade e foco que poderão te ajudar consideravelmente nos estudos rumo à aprovação.


Qual é?


São as minhas mentorias de aprendizagem e estudo personalizado focadas no desenvolvimento estratégico e prático de aprendizagem, sem enrolação e sem achismo, nas quais descobrimos as melhores formas de criar o seu cronograma de estudos de acordo com o seu perfil de aprendizagem predominante para estudos eficientes e de alta performance focado no seu propósito que, com certeza, é a aprovação.


Se você quiser participar, é provável que as inscrições estejam encerradas, porque não costumo abrir vagas na maioria do tempo, porque gosto de atender com bastante exclusividade os mentorandos da comunidade de aprendizagem. Mas quero abrir as novas turmas de mentorias de aprendizagem em breve.


Então, se você quiser participar, eu sugiro você clicar aqui e se cadastrar na lista de espera. Quando for o momento, você será avisado e terá a chance de aproveitar essa oportunidade por alguns dias antes das inscrições encerrarem novamente.


E será um prazer contribuir com o seu processo de aprendizagem de forma eficiente rumo à aprovação.


Grande abraço!


Profª. Mª. Graziella Rose







1

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo