Buscar
  • graziellarose

DESCUBRA O PODER DO AUTODIDATISMO E APRENDA O QUE QUISER

Atualizado: 7 de Dez de 2020

A escola não nos ensinou a aprender e nos condicionou a sempre depender do outro para aprender algo. Quando descobri o meu poder do autodidatismo, minha vida mudou completamente.



A escola tem cronograma de ensino. Há um conteúdo programático, uma metodologia e prazo para que isso seja realizado. Os professores te ensinam a ler, a escrever, a resolver questões de provas e passar no vestibular. Na escola tradicional colocam a gente nas caixinhas.


O aluno que tentava pensar fora da caixa era advertido. Por outro lado, o que aprendia sem muito auxílio do professor era considerado extraordinário! Ser autodidata na escola tradicional era um fenômeno.


Na verdade, esses dois perfis são as formas mais NATURAIS que o ser humano pode aprender. Nascemos querendo conhecer o mundo. O homem que inventou as caixinhas, fragmentou o conhecimento, criou fórmulas. Era comum desconsiderar os perfis de aprendizagem, os perfis comportamentais, os perfis psicológicos dos alunos, suas histórias de vida.


Quando criança queria aprender a tocar violão. Já tentaram me ensinar e eu não aprendi. Hoje percebo que o professor tinha um único método: "leia a teoria primeiro". Não funcionou! Eu queria a melodia. Observei as pessoas tocando violão. Assisti MTV, li revistinha de acordes de banca de revista. Aluguei fita VHS de shows, peguei o violão e tentava reproduzir mil vezes. Sabe o que aconteceu? Aprendi a tocar violão.


Significa que sou extraordinária? Não! Significa que busquei a minha essência de humana no processo de aprendizagem. Temos total capacidade para o aprendizado. Todos somos autodidatas, protagonista no processo de conhecimento.


Ainda bem que eu descobri isso bem jovem. E desde então, conhecendo o meu perfil de aprendizagem, revoltada com os rótulos e caixinhas fragmentadas criadas pela sociedade e reproduzidas nas escolas, consegui compreender que PODEMOS APRENDER QUALQUER COISA.


Hoje, como educadora, preciso estar atenta aos perfis de aprendizagem dos estudantes e fazer do aprendizado um processo divertido. Afinal de contas, estudar da forma tradicional não é a melhor coisa do mundo (vamos combinar, né?!). Mas aprender é uma delícia. Por que não ser também o processo de aprendizado uma oportunidade de diversão?


Neste blog quero compartilhar com você tudo o que eu puder para contribuir com a sua trajetória de aprendizagem, seja descobrindo como aprender a aprender, seja aperfeiçoando as suas técnicas e ferramentas de aprendizagem.


Durante anos como professora e pesquisadora da Educação e Processos de aprendizagem percebi que mais do que compartilhar o conhecimento que adquiri com os estudantes, eu precisa facilitar o seus processos de aprendizagem para que cada um pudesse descobrir o seu autodidatismo e se tornassem os protagonistas do conhecimento. Sinto-me muito confortável na função de facilitadora de aprendizagens autodirigidas na qual utilizo-me das metodologias ativas como ferramentas de aprendizagem real.


Se eu puder te ajudar, sinta-se em casa!


Um grande abraço


Profª Mª Graziella Rose



6 visualizações