Buscar
  • graziellarose

COMO TER PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS APLICANDO UMA TÉCNICA PODEROSA

Atualizado: 8 de Dez de 2020

Utilizar técnicas de estudo facilitam a aprendizagem, caso contrário você estará perdendo tempo!


Se você deseja muito ser aprovado naquele concurso público dos sonhos, já leu o edital, já pesquisou sobre materiais de estudos, cursinhos, porém parece que o tempo não está jogando a seu favor, os estudos não estão rendendo e a matéria parece estar acumulando… Este texto é para você!


No final das contas, você se sente frustrado/a, triste, decepcionado/a e com a sensação de que o sonho de ser servidor/a público/a se distancia de você. Eu sei que essa sensação nos deixa muito desmotivados, eu já senti isso bastante também. Mas imagina só: das diversas técnicas de estudo que existem, hoje quero te apresentar uma técnica de estudo poderosa que vai te ajudar a virar o jogo agora.


Você acha que desta forma você pode substituir essa sensação ruim por algo bom se você

souber o que precisa para virar esse jogo?


Mas deixa eu te contar uma coisa...


Ter a sensação de que as horas de estudo não estão sendo produtivas e que você está estudando e estudando e não está aprendendo nada é a sensação mais comum entre os estudantes, mas não é o fim do mundo. Todo estudante que se propõe a estudar de verdade, mas não planejou a melhor forma de aprender passa por isso. E quem não passou vai passar…


Por isso, antes de você se condenar, se penitenciar ou se criticar a respeito do que fez de

certo ou errado, saiba que existem certos fatores que contribuem na hora de aprender de verdade e que não é ensinado nas escolas.


Quer ver alguns exemplos?


1 - Saber qual é o seu perfil de aprendizagem predominante;

2 - Saber qual é a sua melhor hora do dia para os estudos de alta performance;

3 - Adequar-se à melhor técnica de estudos para o seu perfil de aprendizagem;

4 - Criar um cronograma personalizado de acordo com as suas necessidades, evolução de aprendizagem e tempo disponível.


Porém, eu não estou (agora) ao seu lado (literalmente) para realizarmos todas essas suas descobertas de aprendizagem e saber das suas dificuldades neste processo. Então é possível que você saiba de todas as técnicas, mas também tenha algum problema interno em algum procedimento durante os estudos. Pode ser o método de estudo escolhido, pode ser a forma que você está estudando, algum ajuste a ser feito no seu cronograma de estudos, ou até algum detalhe mais sutil como o ambiente de estudos que você escolheu.


O fato é que a sua primeira atitude quando percebe que seu tempo de estudos não está sendo produtivo é buscar entender o que ocorreu e os possíveis pontos de vulnerabilidade do seu planejamento, se houver.


Pensando nisso, eu fiz aqui uma espécie de “seleção” entre as diversas técnicas de estudo que existem e resgatei as estratégias que eu adotei para virar o jogo. E adivinha: virei o jogo! Os meus momentos de estudo são realmente produtivos independentemente do tempo que tenho disponível.


Então, eu quero agora compartilhar contigo para que você também possa reverter essa

situação o mais rápido possível. Afinal, nós sabemos que precisamos ser os mais produtivos possível durante os momentos de estudo e, se você está “sem tempo”, precisa resolver a relação “estudo versus produtividade” com uma estratégia rápida.


A estratégia é utilizar a técnica Pomodoro para começar a adequar os seus estudos. Você pode estar se perguntando: mas e se essa não for a minha melhor técnica de estudo? E se outra for melhor? E se não der certo?


Acalme-se! Vamos começar pela técnica Pomodoro para ajustar o seu tempo produtivo de estudos e, posteriormente, se se sentir confortável para mudar a técnica, está tudo bem. Mas antes de saber das demais, vamos a esta primeiro. Pode confiar.


Vamos lá!



O QUE É A TÉCNICA POMODORO?



Esta estratégia parece simples, mas exige uma grande sensibilidade da sua parte. Por quê?


Porque, em geral, nós temos uma capacidade muito grande de nos distrairmos e procrastinar durante o momento de estudo sem nos darmos conta disso. E o seu dia não será produtivo se você realmente não se dedicar e saber algumas coisas precisam ser feitas para te ajudar.


Isso acontece porque, às vezes, o estudante não sabe o que o distrai ou não está criando o ambiente mais favorável para manter-se concentrado durante os estudos. Aí, quando você se pega divagando, você precisa parar, respirar fundo, voltar a mente ao momento dos estudos e começar a ler o seu material todo de novo ou resolver as questões que estava fazendo no “piloto automático”.


Fala sério se não dá uma preguicinha e vontade de fechar os livros e desistir ou deixar para o dia seguinte? É isso que queremos evitar a partir de agora.


Dito isso, vou te falar como funciona a técnica pomodoro e como ela pode ser útil para você durante os estudos. Vou considerar que você já tem um cronograma de estudos para utilizar essa técnica, beleza?


A técnica Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, consiste em um sistema de gerenciamento de tempo com simplicidade, dividindo o seu tempo em blocos de foco total e pleno para os estudos com pausas regulares.


O bloco de estudos faz com que o seu cérebro compreenda que você precisa estar concentrado/a e que ao final terá uma recompensa ao atingir a meta estabelecida. A vantagem de aproveitar esses picos de concentração é a aprendizagem real.


É desafiador, mas você precisa fazer um combinado com o seu cérebro que aquele momento de concentração é a hora de aprender de verdade. Este é um dos estímulos que te farão aprender de verdade. E isso é viciante. O seu cérebro agradece, pois as pausas frequentes também aumentam a agilidade mental!


Vamos fazer juntos?



OS 5 PREPARATIVOS PARA APLICAR A TÉCNICA POMODORO



Preparar-se para estudar é muito importante. Você precisa fazer 5 coisas muito simples antes de começar a estudar:


1 - Desconectar-se do celular
2 - Evitar interrupções
3 - Selecionar o material
4 - Preparar o local de estudos
5 - Cronometrar o tempo

Vou explicar os por quês.


1 - Desconecte-se do celular


Eu não sei você, mas existem aqueles estudantes que têm uma conexão muito grande com as redes sociais. Nada de errado com isso, mas na hora dos estudos, se elas não forem uma ferramenta para auxiliar na sua aprendizagem, elas te atrapalharão de verdade.


Então, você precisará desligar o celular, ou bloquear o wi-fi, banco de dados de internet, colocar no silencioso, deixar o celular longe da sua mesa de estudos.


2 - Evite interrupções


Se você não mora sozinho, é importante também evitar as interrupções. Além de colocar o celular no silencioso, diga às pessoas da sua casa que você estará em um momento de estudos e que não poderá ser interrompido. Tenho certeza que eles respeitarão sua concentração.


Se for o caso, deixe uma plaquinha na porta, nas suas costas ou na parede com a seguinte mensagem: “Por favor, só um instante. Espero que não interrompa este meu momento de concentração nos estudos. São só 25 minutinhos.”


3 - Selecione o material


Selecione o conteúdo que irá estudar e deixe preparado ao alcance das suas mãos tudo relacionado a ele que você precisa. Por exemplo, se você for realizar um estudo de resolução de questões, já deixe todas as questões acessíveis, os sites de questões abertos com o conteúdo selecionado, o caderno de questões ao lado, etc. Mas, se por exemplo, você for realizar estudo de doutrina, todos os livros, apostilas, aulas, cadernos, também precisam estar selecionados. Isso te faz ganhar tempo!


4 - Prepare o local de estudos


Deixe o local confortável e arejado. Coloque uma roupa confortável e sente-se em uma cadeira confortável. Eu sugeriria ainda colocar uma música clássica baixinha, mas isso vamos conversar em outra publicação. Deixe uma garrafa de água por perto. Mas já esteja hidratado e alimentado. Isso faz toda a diferença.


5 - Cronometre o tempo


Pegue um cronômetro para conduzir os seus estudos programando o alarme para as pausas a serem realizadas. Se for utilizar o alarme do celular, não se esqueça que você só poderá utilizar a função do alarme.


Com esses 5 passos, bora para o planejamento do pomodoro juntos?



TÉCNICA POMODORO - VAMOS COLOCAR A “MÃO NA MASSA”



Se você já fez todos os preparativos de estudo e já selecionou o conteúdo a ser estudado, tenho certeza que seu desejo agora é ser mais produtivo utilizando a técnica pomodoro, certo?


Essa ferramenta é muito simples e fará uma diferença enorme no seu ganho de produtividade e na sensação de dever cumprido. Bora lá.


Você precisará fazer programações de pausas e retornos aos estudos. O tempo de concentração é de 25 minutos e as pausas de 5 minutos. Um ciclo completo da técnica pomodoro é de 4 momentos de 25 minutos de estudos. E ao fechar esse ciclo, sua nova pausa será de 25 a 30 minutos.


Vou explicar melhor.


O tempo de um pomodoro é de 25 minutos. Nele você deverá estar focado e concentrado na atividade a ser feita. Após, você precisará de uma pausa de 5 minutos.


Tem quem faz um pomodoro com 30 minutos ou mais, todavia vamos começar com 25 minutos para você se manter concentrado em uma atividade específica. Em períodos curtos é mais fácil manter o foco. Estudos revelam que com um tempo muito extenso de estudos, o cérebro perde o poder de concentração. Logo, sua produtividade cai. Com o tempo de prática esse tempo pode ser alterado sem problema algum, mas por ora, vamos começar do jeito fácil?


As pausas são extremamente importantes durante os estudos. Portanto, não pule essa etapa. Sua mente precisa descansar um pouco evitando uma baixa de energia.


E neste momento, sugiro que você faça qualquer coisa que não esteja relacionada com o que estava fazendo durante os 25 minutos anteriores. Normalmente este tempo é o tempo para fazer um alongamento, ir ao banheiro, comer alguma coisa. Faça qualquer coisa que não exija concentração.


Esse ciclo Pomodoro deverá se repetir por 4 vezes. Após esse ciclo completo, uma nova pausa deverá ser de 15 a 30 minutos para que você possa iniciar outro ciclo de Pomodoro, se for o caso.


Portanto, pegue o cronômetro e o programe com esses tempos.


Por exemplo, se você for começar a estudar utilizando a técnica Pomodoro às 8 da manhã, a programação ficará assim:


1º pomodoro de 25 minutos = início às 8h00
1ª pausa de 5 minutos = início às 8h25
2º pomodoro de 25 minutos = início às 8h30
2ª pausa de 5 minutos = início às 8h55
3º pomodoro de 25 minutos = início às 9h00
3ª pausa de 5 minutos = início às 9h25
4º pomodoro de 25 minutos = início às 9h30
4ª pausa de 25 minutos = início de um novo ciclo de pomodoro às 9h55

Logo, você terá que programar 8 horários para despertar. E não vá colocar aquele alarme escandaloso. A ideia não é te assustar, mas lembrá-los dos momentos de pausas e recomeços.


Perceba que um ciclo completo de estudos com a técnica pomodoro, segundo o nosso exemplo, iniciou às 8 da manhã e finalizou às 9h55, ou seja, tem uma duração de quase 2 horas de estudos por dia.


Para alguns, esse tempo pode ser muito ou pouco. Se for pouco, você pode repetir esse ciclo completo de estudos após a 4ª pausa, que no exemplo, eu coloquei de 25 minutos, mas como disse anteriormente, essa 4ª pausa pode variar entre 15 a 30 minutos.


Porém, se o ciclo completo de Pomodoro for muito para você, porque você não tem essas 2 horas de estudos por dia, não tem problema algum. Você pode fazer os Pomodoros de acordo com o seu tempo disponível, mas é importante você saber que um Pomodoro será de 25 minutos (se este for todo o tempo disponível que você possui) e que você precisará estar bem concentrado e focado.


Se você tiver só uma hora para estudar por dia, por exemplo, você conseguirá fazer 2 pomodoros. E isso também é muita coisa, porque o que vale de verdade não é a quantidade de tempo que você tem para os estudos, mas a qualidade de tempo para os estudos e ganho de produtividade nesse tempo disponível.


Portanto, não se desespere. Vale mais a qualidade do que a quantidade e não se esqueça disso. A sensação de dever cumprido é certa!

A partir disso, é só alinhar a técnica Pomodoro com o seu ciclo do cronograma de estudos.



AGORA É MÃO NA MASSA. NÃO DEIXE PARA DEPOIS!



Eu espero sinceramente ter ajudado a sua trajetória na programação do seu tempo produtivo de estudos. Talvez eu seja como você porque além de professora, também sou uma acadêmica que quer fazer com que todo o tempo de estudos e pesquisa que eu invisto seja produtivo e mais, que contribua com alguém.


Mas, tanto eu quanto você sabemos que a vida de um/a estudante é repleta de desafios. Não sabemos as melhores estratégias de estudo de alta performance que se encaixam nos diversos perfis de aprendizagem. Não aprendemos a aprender na escola e nem nas faculdades.


Por isso, eu aprendi “por fora”, durante anos de estudo e pesquisa como estudante, professora e acadêmica. E talvez, as minhas publicações direcionadas às formas de aprender a aprender possam fazer sentido para você.


Se as minhas publicações não forem suficientes para você, vou te apresentar uma oportunidade que pode, inclusive, fazer com que você tenha um estudo de alta performance com produtividade e foco que poderão te ajudar consideravelmente nos estudos rumo à aprovação.


Qual é?


São as minhas mentorias de aprendizagem e estudo personalizado focadas no desenvolvimento estratégico e prático de aprendizagem, sem enrolação e sem achismo, nas quais descobrimos as melhores formas de criar o seu cronograma de estudos de acordo com o seu perfil de aprendizagem predominante para estudos eficientes e de alta performance focado no seu propósito que, com certeza, é a aprovação.


Se você quiser participar, é provável que as inscrições estejam encerradas, porque não costumo abrir vagas na maioria do tempo, porque gosto de atender com bastante exclusividade os mentorandos da comunidade de aprendizagem. Mas quero abrir as novas turmas de mentorias de aprendizagem em breve.


Então, se você quiser participar, eu sugiro você clicar aqui e se cadastrar na lista de espera.

Quando for o momento, você será avisado e terá a chance de aproveitar essa oportunidade por alguns dias antes das inscrições encerrarem novamente.


E será um prazer contribuir com o seu processo de aprendizagem de forma eficiente rumo à aprovação.


Grande abraço!


Profª. Mª. Graziella Rose


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

©2020 - Laboratório de Aprendizagem | Professora Graziella Rose

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now